Busque aqui

15 maio, 2009

Lendo "Macário" de Alvares de Azevedo. Vale a Pena Ler!! ^^

Macário é um drama. Um dos meus preferidos dos Brasileiros... Romantismo, 2ª fase.
Lembra as coisas de Edgar Allan Poe sabe? Principalmente o Lord Byron.


É sobre Macário. Um jovem melancólico, meio desacreditado da vida que só queria curtir, jogar na noite.
Aí um dia ele encontra Satã por acaso, num hotelzinho de beira de estrada... Daí Satã leva ele pra cidade pra conhecer vários lugares e pessoas... Num dá pra saber se é sonho que ele tá tendo ou se é verdade, mas o legal é que depois ele vai na casa do Satã e tudo, e eles ficam conversando sobre um amor impossível, trágico e violento, que é o único Amor que existe pra Álvares de Azevedo.


Seguem Alguns trechos das obras de Alvares de Azevedo:

"Tudo se escureceu - e pela treva
No chão sem sepultura
Os mortos se revolvem tiritando,
A longa noite escura."

“Soou nas trevas, nos gemedores sinos meia-noite!”.

"A imaginação estava mais comumente voltada para as idéias fantásticas e terríveis, comprazia-se com as coisas fúnebres e sinistras."

"Era uma tarde - mas a chuva fria dos úmidos ciprestes gotejava, além no céu escuro o sol morria como rola na terra a rubra lava, e o vento além no fartalhar funéreo gemia no ervaçal do cemitério!"

"Tomou na mesa coroada taça de vermelho licor lauri - ornado pensativo fantasma - o Conde Lopo nos lábios a sentiu. - Mas era fria como os beiços de um morto - e o denso vinho deu-lhe no paladar sabor de sangue!"

"Mas não vos pedirei perdão contudo: se não gostais desta canção sombria não penses que me enterre em longo estudo por vossa alma fartar de outra harmonia! Se vario no verso e idéias mudo, é assim que me desliza a fantasia... Mas a crítica, não... eu rio dela... Prefiro a inspiração da noite bela!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário