Busque aqui

21 maio, 2009

Vagarinho nos sermões do Padre Antonio Vieira

Existem, e eu conheço, algumas pessoas bizarrinhas... tipo que falam pouco e gostam de todo mundo... Sabe?

"... Pra esta vista são necessários olhos, é necessária a luz e é necessário o fim. O pregador concorre com o espelho que é a doutrina, Deus concorre com a luz que é a graça e o homem concorre com os olhos que é o conhecimento."
Já disse Padre Antonio Vieira em seus Sermões... rsrs


E eu uso muito os olhos... E eu sempre quero ajudar... Eu tenho esse lado assim...
É sempre meio estranho quando eu decido ajudar alguém...
Espero que pessoa me veja ou vou até ela? Oh, dúvida cruel!!
Acaba que daí sempre começo meio que acusando pra pessoa ter que se explicar de uma vez.

Adoro passar sermão... E isso me faz meio idota.
Mas, na época do Padre Antonio Vieira, era importante e hoje os sermões dele são considerados obra de arte! Quem sabe depois de minha morte eu num fique conhecida pelos sermões que passava nos outros.. Acho que vou começar a escrever eles!

"Os pés devem sempre estar tocando o chão. Há aí um erro gravíssimo que não a livrará da condenação eterna."- Disse uma voz de padre na minha cabeça...

Essa coisa de sermão que tá na minha cabeça é por causa do Padre Antonio Vieira e dos sermões dele que foram muito importantes lá em 1600 e pouco porque pouca gente escrevia no Brasil naquela época. O país era novo e as grandes obras literárias que sobraram foram os sermões que ele escrevia
pra ler na missa. Ele praticamente dizia, de um modo estremamente convincente, como as pessoas deveriam viver a vida. O que podia e o que não podia.
O ruim é quando eu tô falando demais e a pessoa já concluiu o mesmo que eu há tempos...
Isso devia acontecer muito com o Padre nos sermões dele e aposto que ninguém falava, nem pra avisar que já tinham entendido pra ele parar!
 Mas o segredo é falar, falar com jeito! Eu falo! Eu tenho retórica!
E o poder das palavras também ajuda!!

O problema é que eu num vejo muito meus pais durante a semana e eles vivem dizendo que eu sou responsável e uma adulta, mas eles nunca me reprimiram, sabe, dizer o que é certo ou errado,
ou o que eu tenho que comer... Todos os sermões que eu recebi foram estremamente necessários e merecidos. Daí eu fico querendo falar. É sempre bom falar!

Agora essas pessoas estranhas que eu conheço, as vezes a gente tinha que ser poupado de ouvir elas... pq elas confundem as figuras de linguagem e sempre erram a ordem tradicional das 5
divisões da retórica... mas essas pessoas nem sempre são burras...

É... c'est la vie....

A verdade é que a gente num tem nada pra resolver com os outros e sim uma porção de coisas pra resolver com nós mesmos.

Agora pra vocês, o Sermão da Polly de hoje:
"Eis o que devemos pretender de nossos sermões, não que os homens saiam contentes de nós, senão que saiam descontentes de si."

Um comentário:

  1. Ei fadinha!!!!!!
    Gostei dos seus sermões!!! Legal pra caramba!!!
    Vc escreve mto bem, conversa com o leitor. Gosto de ler seus textos!!!

    Beijos nossos, t adoro

    ResponderExcluir