Busque aqui

30 dezembro, 2011

Relacionamento à distância não é pra quem pode, é pra quem quer.


Funciona SIM, desde que vocês mantenham algumas coisas sob controle: o ciúme e a conta bancária, por exemplo. Já explico... 




          Essa pessoinha legal que vos fala aqui mora em Sampa, e namorou um cara maravilhoso que mora em Santa Catarina. Nos conhecemos basicamente por amigos em comum na internet (e essa é uma loooooooooonga história que você pode acompanhar pelo blog mas especificamente aqui, aqui e aqui), tudo começou em 2009 quando nos encontramos pessoalmente e digamos que foi amor a primeira... como direi? ... Esqueçam.

          
Enfim! Mais de mil quilômetros nos separavam.
Eu trabalhava e estudava aqui e ele tinha a vida dele e sua rotina. 
Quando nos víamos o tempo era curto e a despedida era terrivelmente ignorada até o último abraço e dar tchau de dentro do táxi... é bem difícil essa parte da despedida... quem viver entenderá. 
          Mas amor é amor em qualquer lugar, em qualquer distância. 
        E como qualquer relacionamento, corre o risco de acabar, como acabou o meu.
Ok, pulando a parte do amor...

Existem fatores básicos que você precisa controlar bem para manter um relacionamento à distância:

  • CONFIANÇA: Se você não sabe ou não consegue confiar na pessoa, DESISTA. Acredite, se ele escolheu ficar com você apesar da barreira do espaço físico, é porque realmente está ‘comprometido com a causa’. Como em qualquer outro relacionamento, confiança e respeito mútuo são essenciais.

  • CIÚME: Pode ter ciuminho, é normal, faz até bem. Não pode é colocar minhocas na própria cabeça, tipo “enquanto eu to aqui longe, ele tá num bar com os amigos e deve ter um monte de louca desavergonhada dando em cima dele lá!”. Se você acha que o cara que te namora à distância só pra poder sacanear quando tá sozinho, termina logo. Tortura não, né, colega?

  • PAIXÃO: Não deixe que nada afaste vocês apesar da distância. Não fique um dia sem falar com a pessoa e demonstrar seu amor por ela, é importante para que as coisas não esfriem e você não abra espaço paras as loucas desavergonhadas do bar citado acima. Pode ser que seu namorado nem olhe pra elas, mas como eu sempre digo: não vamos dar sorte ao azar! Muito amor no telefone, MSN, skype, Twitter, Facebook, muitas fotinhas (akelas mesmo) no e-mail dele...

  • CONTA BANCÁRIA: Taí a parte que eu fiquei de explicar. Vamos lá. Minha avó dizia que “quando a miséria entra pela porta, o amor sai pela janela”. Isso é totalmente aplicável aos relacionamentos à distância. Afinal, haja amor para suportar os gastos com passagens, hospedagem, comida, passeios, etc. Enquanto durou era assim: eu ia quando dava... e quando desse ele viria (eu adoraria que desse pra eu ir pra lá, e ele vir e no meio disso a gente fazer uma viagem pra outro lugar juntos, por exemplo... ). O ideal é fazer um acordo.


Só não foi melhor (no caso do meu relacionamento) porque não era tão freqüente quanto gostaríamos. Mas mantínhamos algumas idéias e planos para o futuro. Isso porque achamos que sabíamos o que queremos e estávamos dispostos à arriscar. Pra ele foi mais difícil lidar com a distância, mas sei que vale a pena se sim, você QUERER.

Gente, nós acabamos descobrindo que não era isso que a gente queria, por isso terminou, mas é totalmente possível que seguindo essas dicas vocês consigam vencer!

A saudade é dura, castiga, é um dos sentimentos mais dolorosos. Vez ou outra dá vontade de abandonar o barco e fugir, principalmente essa nossa geração Y que quer tudo pra ontem. Nessas horas a gente tem que pensar a longo prazo e abstrair um pouco o presente.

Veja o lado positivo disso tudo: aproveite o tempo livre para estar perto da família e dos amigos, socializar um pouco mais, fazer um cursinho, yoga, balé, pole dance. 
Quem tem o amor por perto, grudado 24 horas por dia, não tem tempo para fazer essas coisas... :p


Por último e não menos importante:
NÃO COLOQUE A CULPA NO OUTRO se não der certo. Não é fácil e precisa de uma extrema maturidade para dar certo. Se vocês dois sabem e querem correr o risco, saibam que existem pedras no caminho. Mas dá sim pra levar em frente!

Distância não é nada quando alguém 
significa tudo pra você.

2 comentários:

  1. Poly o titulo do texto diz tudo namorei um ano via Skype , foi uma tortura , mas aprendemos a nos amar , aprendemos a conversar, aprendemos a resolver os problemas , um pouquinho de tudo que tem ai encima.
    só uma observacao na parte do dinheiro , namoro a distancia acaba saindo elas por elas , pois oque vc deixa de gastar nos finais de semana que nao se veem pessoalmente , com cinema , balada teatro,pizzaria e MC vc gasta tudo de uma vez quando vai ver a pessoa.

    namoro a distancia é pra quem quer mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que vivi sei bem! Mas é isso mesmo quando um não quer, dois não beijam! Ou seria brigam? hehehe

      Excluir