Busque aqui

14 julho, 2013

O lado bom das coisas ruins.

A psicóloga me disse que não há nada de bom na depressão. Ela aprisiona no sofrimento pessoas que, paralisadas, não conseguem tomar atitudes que melhorariam a vida. Isolam-se e ficam remoendo os problemas. 
Eu acho que há oposição em todas as coisas e até a depressão tem seu lado positivo. E explico: quando um tecido está prestes a ser lesionado durante uma atividade física, nossos neurônios transmitem um estímulo que nos impede de seguir além de nossos limites. A depressão funciona da mesma forma - mas, em vez de impedir fisicamente que você assuma um risco, ela atua no ânimo. A euforia e a depressão servem para regular nossas ações na busca por um objetivo. Nessa mesma ótica, concluo:


DESÂNIMO é um bom remédio porque a depressão é uma defesa do organismo contra potenciais frustrações.
PESSIMISTAS tem um sono mais tranquilo porque ver só o lado ruim das coisas não ajuda, mas excesso de otimismo é bem pior.
ISOLAMENTO gera criatividade porque pessoas trancadas em seu próprio universo encontram novas formas de resolver velhos problemas e desvendam o segredo por trás da genialidade.
FRACASSO é doce porque quando você não tem mais nada, não tem nada a perder e esse pode ser o impulso de que você precisava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário