Busque aqui

18 outubro, 2010

Atitude.

Okay, Oi.
Tenho um pensamento que gostaria de compartilhar hoje.. e é:  
“A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude”. (William James)




Um novo emprego, um novo empreendimento, um novo relacionamento. Independentemente de qual seja seu novo projeto, se você trilhar o mesmo caminho, chegará apenas e tão somente aos mesmos lugares.

Se você está em fase de transição corra o risco de não apenas ter idéias criativas e inovadoras, mas também de livrar-se das antigas.

Componentes de uma Atitude
Atitudes são constatações, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. Uma atitude é formada por três componentes: cognição, afeto e comportamento.

As pessoas acham que atitude é ação. Todavia, atitude é racionalizar, sentir e externar. A atitude não é um processo exógeno. É algo interno, que deve ocorrer de dentro para fora. E entre a conscientização e a ação, necessariamente deverá estar presente o sentimento como elo de ligação. Ou você sente, ou não muda.

Atitudes e Coerência
Atitudes são adquiridas a partir de algumas predisposições genéticas e muita carga oriunda do meio em que vivemos. Moldamos nossas atitudes a partir daqueles com quem convivemos, admiramos, respeitamos e até tememos. Assim, reproduzimos muitas das atitudes de nossos pais, amigos, pessoas de nosso círculo de relacionamento. E as atitudes são bastante voláteis, motivo pelo qual a mídia costuma influenciar, ainda que subliminarmente, as pessoas no que tange a hábitos de consumo. Das calças boca de sino dos anos 70 aos óculos de sol nos dias atuais, modas são criadas a todo instante.

Tendemos a buscar uma coerência racional em tudo o que fazemos. É por isso que muitas vezes mudamos o que dizemos ou buscamos argumentar até o limite para justificar uma determinada postura adotada. É um processo intrínseco.
Se não houver coerência, não haverá paz em nossa consciência.


Em vez de se preocupar com o que você é incapaz de fazer, seja grato pelo que você pode realizar. Para aproveitar ao máximo o que você tem, só é preciso mudar sua atitude.

2 comentários:

  1. Compartilho totalmente da sua opinião, Polly, pois se nada acontece ou se as coisas não 'andam como achamos que deveriam', temos que constatar o fato de que isso é por nossa 'culpa', perdoe a palavra mal colocada, mais sim é responsabilidade nossa, atitude é tudo, tomara que eu tenha...rs

    ResponderExcluir
  2. É... COMO EU JAH ESCREVI AKI.. RESPONSABILIDADE É UMA DROGA! RSRS MAS SOMOS RESPONSÁVEIS POR NÓS MESMOS...
    OBRIGADA PELO APOIO DE SEMPRE AKI VINHA.
    UM BEIJO.

    ResponderExcluir