Busque aqui

08 julho, 2009

A Piada - Agradecendo a colaboração do Fê nesse post. \\o

Uma piada é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.



Dois pinguins estavam tranquilamente conversando num iceberg, sobre a vida, futebol, cerveja, mulheres e rock 'n' roll...
Quando de repente o iceberg se racha no meio.
E justamente bem no meio dos dois pinguins '¬¬
Então, antes que eles pudessem pensar em qualquer coisa, o iceberg se parte, e sai boiando na água, um pedaço pra cada lado...
Então um dos pinguins (o P1) diz, para o outro:
-Tchau, Pinguim!
e ou outro:
-Tchau, Pinguim!!
E o P1 - Tchaau, Pinguiim!!!
Eles estavam se afastando cada vez mais, e mais...
P2- Tchaaauu, Pinguiiimm!!!!
P1- Tchaaaaaauuu, Pinguiiiimmmm!!!!!!
P2- Tchaaaaaaaaauuuuu, Doce de leeeiteee!!!!!!!!!
P1- Por que vc me chamou de doce de leiteee????!!!!!!!!?!
P2- UÉ?! Você não me chamou de pudim??!!!!!!??!!?!


As piadas já foram alvo de estudos acadêmicos sérios. Um bom exemplo é um estudo produzido por Sigmund Freud. O "pai da psicanálise" dividiu as piadas em duas categorias básicas: As "ingênuas" — que utilizam jogos de palavras — e os "chistes tendenciosos" — que possuem um lado erótico e (ou) preconceituoso. Enquanto na primeira o humor não estaria no conteúdo, mas na surpresa do trocadilho, na segunda o riso seria provocado pela "aversão às diferenças ou pela zombaria de estereótipos".

Duas formigas japonesas se encontram no meio da rua:
-Qual seu nome?
-Fu!
-Fu o que?
-Fumiga! E o seu?
-Ota
-Ota o que?
-Ota Fumiga


Outro cientista, Marvin Minsky, também sugere que rir tem uma função específica no cérebro humano. Em sua opinião, piadas e risos são mecanismos para o cérebro aprender o nonsense. Seria essa a razão, segundo o pesquisador, para que as piadas normalmente não sejam tão engraçadas quando contadas repetidas vezes.
Além disso, o riso (em tese, o principal objetivo da piada) é considerado como algo saudável, pois libera endorfina (hormônio produzido no cérebro que produz sensação de bem-estar e alivia a dor), além de diminuir a pressão arterial e aliviar a tensão.

As vogais sao burras, sabe pq?
pq em vez delas usarem o assento pra sentar, colocam em cima delas!


No século XII, São Tomás de Aquino já escrevia que "brincar é necessário para levar uma vida humana", defendendo que as piadas seriam importantes para repor das "forças do espírito". Contudo, nem todos os religiosos concordavam com os benefícios das piadas e do humor. No romance O Nome da Rosa, por exemplo, o autor Umberto Eco centra a trama em livros que haviam sido proibidos pelo Vaticano exatamente por conterem um estudo de Aristóteles sobre o riso.

Como o Batman faz para abrir a bat-caverna?
Ele bat-palma.


O senso de humor varia em cada cultura. O que é engraçado para um povo pode não ser para outro. Um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, versou sobre o assunto em 2004, objetivando colher opiniões através da internet para se descobrir qual seria "a melhor piada do mundo". Através do resultado dessa pesquisa, observou-se o quanto a cultura local influencia no "senso de humor" de cada povo. Os britânicos demonstraram gostar mais de trocadilhos, enquanto franceses e alemães costumavam optar por piadas que tendiam ao nonsense (Tá, sei que tem gente que num sabe o que é o nonsense... daí eu vou explicar: é uma expressão inglesa pra algo disparatado, sem nexo. Ficou claro?). Já os 'estado-unidenses' preferiam piadas sobre assuntos locais.

Dois caçadores caminham na floresta quando um deles, subitamente, cai no chão com os olhos revirados. Não parece estar respirando.
O outro caçador pega o celular, liga para o serviço de emergência e diz: "Meu amigo morreu! O que eu faço?". :Com voz pausada, o atendente explica: "Mantenha a calma. A primeira coisa a fazer é ter certeza de que ele está morto".
Vem um silêncio. Logo depois, se ouve um tiro.
A voz do caçador volta à linha. Ele diz: "OK. E agora?".


A temática das piadas varia bastante. Temos piadas sobre profissões, sobre polícos e política, sobre etnia e minorias, de bêbado, de sexo, de loiras, só pra citar as mais usadas...
Dentro disso são usados os mais variados estilos: perguntas e respostas, piadas de humor negro, piadas sujas, trocadilhos, etc.

Sherlock Holmes e o doutor Watson vão acampar. Após um bom jantar e uma garrafa de vinho, entram nos sacos de dormir e caem no sono.
Algumas horas depois, Holmes acorda e sacode o amigo.
_"Watson, olhe para o céu estrelado. O que você deduz disso?".
Depois de ponderar um pouco, Watson diz:
"Bem, astronomicamente, estimo que existam milhões de galáxias e potencialmente bilhões de planetas. Astrologicamente, posso dizer que Saturno está em Câncer. Também dá para supor, pela posição das estrelas, que são cerca de 3h15 da madrugada… O que você me diz, Holmes?".
Sherlock responde: "Elementar, Watson, seu idiota! Alguém roubou nossa barraca!"


Não é possível categorizar todos os tipos existentes de piadas, já que, muitas vezes, uma piada pode se encaixar em mais de uma das categorias (ou até em nenhuma delas). Alguns outros tipo de piadas menos comuns são piadas sobre animais (sendo que o mais utilizado no Brasil é o "papagaio boca-suja", mas também há piadas com bêbados, fanhos, religiosos, sogras, loucos e etc.

Um homem está sentado no bar tomando umas e outras, qndo entra um homem q o aborda:
-Soi paraguaio. Vim para matar-te!
-Para quê?
-Paraguaio!


Para encerrar.... As piores que eu consegui reunir hoje...! E não reclamem! Eu tive que ler também, porque pouparia vcs?! hahaha

Dois litros de leite atravessaram a rua e foram atropelados. Um morreu, o outro não, por quê? Por que um deles era Longa Vida... (êita) ...

Por que o elefante não pega fogo? Porque ele já é cinza (sem comentários) ...

O que o tomate foi fazer no banco? Foi tirar extrato... ...

O que a galinha foi fazer na igreja? Assistir a Missa do Galo. (agüenta aí, já tá acabando!) ...

Por que a Coca-Cola e a Fanta se dão muito bem? Porque se a Fanta quebra, a Coca-Cola!

Por que não é bom guardar o quibe no freezer? Porque lá dentro ele esfirra. (óóó!!!) ...

Por que as plantas novinhas não falam? Porque elas são mudinhas. ( argh...)

Por que o galo canta de olhos fechados? Porque ele já sabe a letra da música de cor (afiiiiiii!) ...

Como se faz omelete de chocolate? Com ovos de páscoa! ...

Para que servem óculos verdes? Para verde perto... (acho que vou ter um troço) ...

Para que servem óculos vermelhos? Para vermelhor... (é séria a história do 'vou ter um troço') ...

Para que servem óculos marrons? Para ver marromenos... (triiiiiiiiiiiiiiiiiiste) ...

Por que o jacaré tirou o jacarezinho da escola? Porque ele réptil de ano. (q q é isso...) ...

Você sabe qual é o contrário de volátil? Vem cá sobrinho. (tá bom, já acabou?)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário