Busque aqui

26 janeiro, 2012

Trecho do meu diário em Janeiro/2012


Despreocupado com minha felicidade, pensando apenas em divertir-se, permitindo-se sentimentos que sempre tivera o hábito de cultivar, esforçou-se de todas as maneiras por tornar-se agradável a mim, sem nenhum plano de retribuir meu afeto.
Porque naquela época ele não sabia o que era amar.
Para evitar uma relativa solidão, que meu amor e companhia teria livrado de todos os seus horrores, ele, ao tornar-se amante de outra, perdeu tudo o que poderia transformar essa riqueza em bênção.
E sua indiferença não é desculpa para a cruel negligência com que me tratou.
Tumblr_lb99zuw8dy1qaze7ro1_500_large_largeSei que ao registrar essas coisas, fica claro que estou mostrando que temos algo mais em comum:
Onde mais ferimos, menos podemos perdoar.
Vi, mais uma vez, que meus próprios sentimentos prepararam meus sofrimentos e que minha falta de firmeza com eles quase me levou ao túmulo. Quanto a ele, tinha mais que o triunfo corriqueiro do amor correspondido para envaidecer seu coração e elevar seu moral. E elevara-se imediatamente àquela segurança com outra mulher que deve ter considerado com desespero, assim que aprendeu a considerá-la com desejo.
E a separação… Para meu coração, foi um caso amargo; para minha imaginação, um caso ridículo; mas para minha razão, foi um completo mistério.
Mas já é demais lembrar-nos a noite todas as coisas estúpidas que fizemos de manhã… E Pollyanna’s não nasceram para o mau humor.
As pessoas são incapazes de iludir alguém de propósito, o melhor que podemos esperar é que se iludam a si mesmas… E de todas as pessoas, os apaixonados são as mais desagradáveis.
Ele pode viver em minha memória como o homem mais encantador que conheço, mas isso é tudo. Nada mais tenho que esperar ou temer, e nada que censurar nele. Graças à Deus! Não tenho essa dor. Com um pouco de tempo, portanto… vou com certeza tentar dar a volta por cima. Já tenho o consolo de que tudo não passou de um engano da minha imaginação, e não causei mágoa a ninguém, a não ser a mim mesma. Sempre haverão sentimentos além dos do coração a serem explicados… Em nome do que foi e não do que agora é.

2 comentários:

  1. ``Quanto a ele, tinha mais que o triunfo corriqueiro do amor correspondido para envaidecer seu coração e elevar seu moral``
    ADOREI ESSA PARTE!!!

    ResponderExcluir