Busque aqui

01 novembro, 2010

Na corda bamba

10h00min...
       Daí meio que fechou os olhos pra não ver direito, e se encolheu toda pra dar menos lugar pro abraço. Quando viu todo mundo com cara de susto, riu com o olho.
       Anos depois, a moça não podia acreditar, nem respirar de tão emocionada! Foi se aproximando da janela pra ficar ao lado do rapaz, queria ver ele mais de pertinho...


13h12min...
       Estendeu a mão pra fazer uma festa nele e se ouviu dizendo "Oi! Acorda!!" e ele, só de ouvir a voz, sentiu o coração dar um esbarrão no peito e ele todo se virou para olhar.
       E a moça debruçada na janela rindo pra ele! E aí o rapaz ria também de tão contente. E levantou e chegou junto da moça, pra abraçar, pra falar, pra... A moça estava rindo pro rapaz.
       E o rapaz foi pegar a mão da moça. A moça sentou na beirada da janela e pediu:
       - Senta aqui junto de mim.
       O rapaz sentou junto da moça e os dois ficaram abraçados, de pernas balançando pra fora da janela.
      Estavam namorando. Se olharam. Sorrindo. Se acharam tão parecidos!
      Ela tinha o cabelo bem liso e ele tinha o cabelo enrolado, ele era alto e ela era miudinha, ele era meio alourado e ela era mais pra morena, a mão dela era bem pequena e a dele bem grande assim; se olharam bem, quanta coisa parecida!
       Se olharam. E gostaram tanto de se olhar que continuavam olhando e até pensaram: "será que agora a gente vai ficar se olhando e nem vai se lembrar de trabalhar, comer e respirar??"

15h02min...
       Quanto mais eles se olhavam, mais parecidos iam se achando; ela tinha os olhos escuros, ele tinha olhos bem claros, a boca dela era bem grossa e a dela bem fininha.
       Deitou a cabeça no ombro do rapaz com vontade de chorar: ela estava com peninha dele! Mas balançou a perna assim de um jeito bem contente; tão gostoso ficar juntinho dele. E pegou o rosto dele e virou para ela: ele tinha que olhar de novo para ela... E funcionou porque só de olhar pra ela o rapaz começou a achar que era bom viver.
       Sentaram ainda mais juntos um do outro. A moça suspirou:
      - Tá me dando uma vontade de casar com você!
       Ele desatou a rir e ela também. Foram ficando de corpo mole. Quanto mais riam, mais o corpo amolecia. Até que, de repente, o corpo amoleceu tanto que os dois caíram para trás.
      
15h41min...
       Mas tinha a mãe da moça que não queria nem saber de ela se casar com aquele rapaz. E durante a briga ela queria que ele prometesse que não ia mais aparecer na vida dela.
       O rapaz ficou um tempo parado; depois pegou a mão da mãe da moça:
       - Eu tenho um amigo que costuma dizer que promessa só fica valendo se a gente aperta a mão.
      - Então aperta depressa. E não aperta com força. É só prometer que nunca mais vai ver minha filha e pronto.
       - Minha senhora, eu prometo que a primeira coisa que eu quero ver quando acordar, é a tua moça; a última coisa que eu quero ver antes de dormir é a tua moça.
      Nisso, a moça parou de chorar; o rapaz piscou pra ela.
       - Eu prometo que nunca vou deixar ninguém me separar dela.
      - Me solta!
       - Eu prometo aceitar com paciência tudo que a gente sofrer juntos.
       - Solta a minha mão!
       - Eu prometo curtir à beça tudo que a gente viver juntos.
       - Solta!
      - Eu prometo nunca achar que eu sou melhor que ela. E prometo nunca achar que ela é melhor que eu. Eu prometo usar a minha vida pra ter uma vida boa com ela. E se for preciso eu prometo que dou a minha vida pra salvar a vida dela.

16h46min... 
      Abraçados, deitados no fundo do barco; um olhando pro outro. Se beijaram. Com cuidado. Que medo que um tinha de machucar o outro até num beijo.
       Que bonito que era eles tão juntos, feito um só. Era de se sentir alegre. Uma alegria assim de quem sabe que uma coisa linda está acontecendo.
       E meio que riam, meio que engoliam a vontade de gritar quando a menina nasceu.

00h58min...
       Hoje, mesmo com a notícia de que seus pais acabaram de falecer, a menina também riu de contente: eles me deram a vida de presente! 
       Mas a risada foi sumindo; a testa se franzindo: uma vida inteirinha pra ela? Puxa, que presente tão grande!! Devagarinho, um medo foi chegando: eles foram embora, a vida agora era dela; mas quanta coisa cabe numa vida?? Um presente assim tão grande, será que... será que ela ia saber carregar??
       Já não importa, agora começa a história dela. Seu abrir e fechar de portas, o seu encontrar de moços, o seu desespero e suas lágrimas temperados ao amor e o sorriso herdado dos pais.

FIM

6 comentários:

  1. -De uma sutileza ímpar, tão parecido, não precisam ser iguais, mais um completar o que falta no outro....lindo Polly.

    ResponderExcluir
  2. haushuahushuahsua ainda naum sei como vai ser a história deles... rsrs mas vamos acompanhar... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Ah! Eu quero saber mais.
    Quero os intervalos. Quero ouvir um pouco desse silêncio, e sentir um pouco dessa coisa densa que eles sentem.
    Eu quero.
    E já que você começou, trate de não parar. Pode me dar mais deles.

    ResponderExcluir
  4. Eita... Naza é exigente! rsrs Vou trabalhar nisso...

    ResponderExcluir
  5. isso, isso trabalhe nisso, pois a riqueza do detalhe, enche meus pensamentos. Que coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  6. Vou precisar estudar um pouco.. vou fazer uma série pras Histórias deles... rsrs
    Quem sabe depois...

    ResponderExcluir