Busque aqui

15 junho, 2009

Sobre Poetas.... Quem somos nós??? =)

Ontem, li uma matéria sobre o comportamento dos poetas... dizia:

"Românticos, incompreendidos, loucos, observadores, com uma vida solitária e longe do dinheiro. Essas são algumas características da vida de poeta. Donos de uma das profissões mais antigas e místicas do mundo, esses profissionais vivem até hoje a sombra."



A matéria seguia... Mas eu gostaria de propor uma reflexão sobre quantas dessas afirmações estão próximas da realidade... Posso falar de mim e do meu mundo como escritora, poeta...

De certo modo, os poetas sempre foram vítimas de algo como preconceito. Poetas sempre foram figuras bastante criticadas. Talvez, a fonte dessa imagem seja o Romantismo, com aquela imagem do poeta como um ser atormentado, sofredor, pronto para morrer por suas paixões. Acho que se trata de um mito, que através dos tempos deu até um certo charme a esse papel que o poeta ocupou.
O poeta teria uma vida interior tão intensa que mal se apercebia do mundo a sua volta. É aí que surge essa ideia do poeta como aquele que vive além da realidade, em outro mundo, etc. Na vida real é bem diferente.
Eu sou o contrário disso, pelo menos no sentido de que me inspira viver, me inspiram os relacionamentos, os laços com o mundo.


A imagem do poeta cego é arcaica.
 Ela quer dizer que ele percebe menos do que todo mundo percebe porque percebe mais o que ninguém percebe.

É certo que de vez em quando, paro na frente de um lago, um mato, ou uma praia, buscando um retiro qualquer pra organizar e acalmar a revoada de versos que brotam na gente na maior parte do tempo...
A poesia requer uma temporalidade diferente daquela que as ocupações práticas nos impõe. Ninguém faz poesia pra ganhar dinheiro, isso é bom! Quer dizer que as pessoas fazem poesia por amor.
Na verdade, não tem nada a ver com isolamento. A poesia ou a ficção podem nascer a qualquer momento e eu posso parar no meio do tudo, e aí o texto rompe na cabeça e no coração enquanto o mundo continua a fluir e a acontecer ao meu redor. Sofrer de amor todo mundo sofre. O motorista que dirige o ônibus que a gente pega todos os dias tem uma vida emocional bem mais agitada que a minha, mas que eu saiba ele não tem nenhum acesso poético. Os artistas, de modo geral, são mais sensíveis em relação à arte.
As pessoas romantizam os poetas, no sentido mais pobre da ideia romântica. Pensam que o poeta é um tipo de alienado, quando na verdade ele está mais atento à vida do que as outras pessoas.
E essa coisa de isolamento, a 'torre de marfim', foi mais uma atitude romântica que influenciou até os não românticos. O interessante é que o romântico é exatamente aquele que não está afastado do mundo.
É claro que, para escrever, eu me recolho, mas não fugindo da vida, só dos ruídos e das interrupções que podem me atrapalhar. Não há diferença alguma, o poeta é um ser como os demais. A diferença é que ele escreve poesia.


Loucos? Acho que a sociedade precisa disso.
É a parte maldita, a imagem do contágio da 'mania' que passa de um poeta a outro...



Não é mesmo?

3 comentários:

  1. eu já fui cego. Quando deixei de ver o mundo e passei a compor a partir dakilo que havia em mim.

    hoje eu escrevo duas frases, uma sobrepondo a outra, e quando deixo minha mente aberta, a cegueira vai embora, e não é o mundo que escreve e sim eu que escrevo o mundo.

    Se sou poeta, se me faço, se me perco nas palavras sem controle ou tato, soh sei que abraço, cada passo, nas palavras eu me enlaço, pra dizer ao mundo inteiro, que como poeta renaço.

    ResponderExcluir
  2. ''Ninguém faz poesia pra ganhar dinheiro, isso é bom! Quer dizer que as pessoas fazem poesia por amor.''

    Um poeta não se desliga do mundo...
    Ele apenas ama...
    Ama as flores... as cores... os amores...
    Na verdade esse preconceito surgiu da incapacidade que as pessoas têm de expressar os sentimentos...
    Por que não conseguem ver beleza nas coisas mais simples...
    Por que ensistem em acreditar numa realidade imersa num mundo triste,
    e esquecem que a vida é feita de sonhos a serem realizados...
    Um casa bonita, um relacionamento legal, aperfeiçoamento profissional...
    Tudo isso é real...
    Quando idealizado!!!

    A diferença é que o poeta não só vive, mas sente a vida...

    ResponderExcluir
  3. - Falando de uma maneira tão mais singela do que essas sábias palavras...CONCORDO!... talvez seres tão sensíveis e observadores, à margem, sem métricas impostas por essa sociedade, assim são os poetas.

    frase:"Se sou poeta, se me faço, se me perco nas palavras sem controle ou tato, soh sei que abraço, cada passo, nas palavras eu me enlaço, pra dizer ao mundo inteiro, que como poeta renaço."

    essa é a Verdade, concordo inteiramente POLLY

    ResponderExcluir